Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Lasanha", "lazanha" ou "lasagna"?

Em língua portuguesa, a forma correta é lasanha. É uma palavra aportuguesada, vem do italiano "lasagna", que vira o nosso NH. E nunca tem Z. O que muitas pessoas não sabem é que a palavra italiana "lasagna" provém da grega "lasanon", que significa pote de quatro. O termo foi depois usado pelos romanos como "lasanum", significando pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde era feita a lasanha.

Mas afinal, em que país foi criada a lasanha? Apesar de muitos acreditarem que é um prato tipicamente originado na Itália, há evidências de que houve um prato muito similar conhecido como "loseyns" (lê-se lasan), comido na corte do Rei Ricardo II da Inglaterra, no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

Hoje, sabemos que a lasanha é um prato confeccionado com tiras bastante largas de massa de farinha de trigo entremeadas com um recheio. Porém, a primeira documentação sobre a lasanha ocorreu no século XIII, quando foi usada num prato às camadas, que ainda não incluía tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.

A clássica lasanha à bolonhesa não contém presunto, usa apenas queijo Parmigiano Reggiano. Muitas receitas também possuem molho bechamel. Uma variante é a lasanha verde, na qual ocorre a adição de espinafres à massa.

Curiosidade: a lasanha é o prato favorito do personagem "Garfield", o gato que se tornou a estrela de uma das tirinhas mais famosas da história.

Outras dúvidas

"Espiar" ou "Expiar"?

"Pré-colonial" ou "pré colonial"?

"Micro-organismo" ou "microrganismo"?

"Pós-graduado" ou "pós graduado"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Lasanha", "lazanha" ou "lasagna"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 25/04/2024 às 10:28. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=103

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.