Material de Apoio

 Sobre a Gramática
 Morfologia
 Sintaxe
 Fonologia
 Semântica
 Estilística
 Redação

Pratique

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Provas On-line

Ajuda

 Dúvidas Frequentes
 Conjugador de Verbos
 Qual é o Gênero?
 Dicas de Português
 Comunidade
 Fórum de discussão
 Área dos Professores
 Laifis de Português

Entretenimento

 Jogos
 Maltratando a Língua
 Fala Popular
 Expr. Redundantes
 Pérolas Gramaticais
 Qual é a Expressão?
 Trava-Línguas
 Humor na Língua

Produtos/Serviços

 Shopping Líng. Portug.
 Videoaulas em DVD
 Softwares em CD

Diversos

 Portuguesinho
 Português na História
 Português no Mundo
 Formação da Líng. Port.
 Curiosidades
 Estrangeirismos
 Neologismos e Gírias
 Abreviaturas e Siglas
 Expressões Idiomáticas
 Origem das Expressões
 Reforma Ortográfica
 Glossário
 Notícias
 Artigos e Reportagens
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Música ajuda estrangeiros a aprender português

Uma pesquisa desenvolvida por Lúcia Maria Barbosa, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e publicada recentemente em livro pela universidade francesa Charles de Gaulle, apontou que soluções de tradução nem sempre estão nos dicionários.

A pesquisadora quis aproximar as dimensões linguística e cultural no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Para isso selecionou 256 letras de músicas do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque e solicitou aos participantes, falantes de russo, ucraniano, inglês, árabe, espanhol e francês, que as interpretassem.

“Partimos da hipótese de que as dificuldades maiores se apresentavam no momento de se interpretar palavras e expressões de sentido cultural mais amplo, cuja definição nem sempre está dicionarizada”, relata a docente.

Mesmo os falantes de espanhol, de quem se esperava maior facilidade de compreensão, tiveram dificuldades de interpretação da língua portuguesa. “O reconhecimento dos chamados implícitos culturais presentes nas letras de música requer uma compreensão não apenas das palavras em si, mas do contexto no qual elas estão inseridas”, explica a professora.

Ela concluiu que música é um elemento muito importante para se ensinar e aprender a língua portuguesa: “Por meio da música, o aprendente pode ter acesso a diferentes faces do nosso povo”. A pesquisa de Barbosa foi desenvolvida entre os anos de 2000 e 2005 e defendida, como tese de doutorado, na Universidade Paris VIII, na França.

14/07/2009

Fonte:   http://www.territoriodamusica.com/blog/vitrine/?c=20243

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato de Usuário | Anuncie | Fale conosco
Copyright © 2007-2017 Só Português. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.