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Serviço de Atendimento de Língua Portuguesa de Florianópolis atende pessoas de várias partes do mundo

O Salp, com 12 mil acessos, já tirou dúvidas de internautas do Brasil, Portugal, Alemanha, Japão, Suíça, Rússia e Espanha

Onde ou aonde? Esse ou este? Por que ou porquê? Obrigada ou Obrigado? Bem-vindo tem hífen? E para-choque? Questionamentos como esses fazem parte do cotidiano dos falantes da língua portuguesa. Em Florianópolis, a Secretaria Municipal de Educação criou, em junho de 2009, um serviço de utilidade pública para auxiliar o cidadão na tarefa de decidir como escrever um termo ou expressão, quando ele se depara com uma dúvida a esse respeito. Trata-se do SALP – Serviço de Atendimento Sobre a Língua Portuguesa, que possui um blog e um e-mail à disposição da população: http://salp-pmf.blogspot.com e portuguesonline@pmf.sc.gov.br .

A coordenadora do Salp, professora Heliete Millack observa que a língua portuguesa é usada de diferentes maneiras, conforme a situação de comunicação que as pessoas se encontram. “A linguagem usada nas conversas entre amigos e familiares, ou em e-mails é diferente daquela que usamos em documentos, comunicações oficiais e concursos. São essas diferenças que nos provocam dúvidas, em especial, quando precisamos nos expressar em situações mais formais de uso da língua”, relata.

Com as mudanças do Novo Acordo Ortográfico as dúvidas cresceram. Quem está na correria do dia a dia acaba não tendo tempo para pesquisar sobre regras ou mudanças da língua. Por isso, surgiu a ideia da SME de disponibilizar uma ajuda para quem se encontra nessa situação.

Desde a criação do blog do SALP, já houve mais de 12 mil acessos às postagens feitas sobre algumas das dúvidas mais frequentes, como por exemplo: o uso do hífen a partir da Nova Ortografia; data limite para aceitação da ortografia antiga; uso de expressões, como “a domicílio” ou “em domicílio”; acentuação gráfica, concordância, regência, pontuação.

Pelo mundo

Sendo um serviço disponibilizado via Internet, os acessos são feitos de várias localidades brasileiras e do mundo todo. Frequentemente o blog recebe a visita de internautas de cidades, como Brasília, São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador, Belo Horizonte, Piracicaba (SP), Londrina (PR), Cascavel (PR), Bauru (SP), São Bernardo do Campo (SP) , Joinville (SC) e muitas outras. Entre os países estrangeiros, as visitas partem de Portugal, Alemanha, Japão, Suíça, Rússia, Espanha e outros.

Outras experiências

Atualmente no Brasil, outras seis cidades oferecem serviço semelhante: Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba, Jundiaí e Londrina. A Academia Brasileira de Letras, no Distrito Federal, possui um serviço de tira-dúvidas online, intitulado “ABL Responde”. Nas demais localidades, o serviço é feito por linha telefônica, como na Telegramática, em Curitiba. A Prefeitura Municipal de Fortaleza oferece esse tipo de recurso à população há mais de 30 anos. Já no Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa instituiu a Lei 5798, em agosto de 2010, criando o Plantão Gramatical de Língua Portuguesa. Em Jundiaí o Plantão da Língua Portuguesa também faz atendimento por FAX.

03/02/2011

Fonte:   portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?pagina=notpagina&menu=4¬i=3421

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