Material de Apoio

 Sobre a Gramática
 Morfologia
 Sintaxe
 Fonologia
 Semântica
 Estilística
 Redação

Pratique

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Provas On-line

Ajuda

 Dúvidas Frequentes
 Conjugador de Verbos
 Qual é o Gênero?
 Dicas de Português
 Comunidade
 Fórum de discussão
 Área dos Professores
 Laifis de Português

Entretenimento

 Jogos
 Maltratando a Língua
 Fala Popular
 Qual é a Expressão?
 Expr. Redundantes
 Pérolas Gramaticais
 Trava-Línguas
 Humor na Língua

Produtos/Serviços

 Shopping Líng. Portug.
 Videoaulas em DVD
 Softwares em CD

Diversos

 Portuguesinho
 Português na História
 Português no Mundo
 Formação da Líng. Port.
 Curiosidades
 Estrangeirismos
 Neologismos e Gírias
 Abreviaturas e Siglas
 Expressões Idiomáticas
 Origem das Expressões
 Reforma Ortográfica
 Glossário
 Notícias
 Artigos e Reportagens
 Indicação de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Expressões com nomes de cores

Assim como o gosto, a cor não se discute! Aqui no Brasil as noivas ainda se vestem de branco, porém na Índia elas preferem o vermelho e na Noruega casam de verde. Aqui o vermelho simboliza amor e paixão, enquanto em alguns países da África está relacionado a sangue, morte e agressão. Aqui, a nossa cor do luto é o preto, mas em muitos países do Oriente é o branco.

Cada povo difere dos outros nas suas preferências, nas combinações de cores que valoriza e no simbolismo que a elas atribui. Assim, muitas vezes fica difícil de traduzir para outra língua as expressões que usam os nomes das cores.

No Brasil, se alguém desiste de alguma coisa, dizemos que a pessoa "amarelou". A gente também costuma ficar "verde de fome", "branco de medo" e "vermelho de raiva". Vê a "vida cor-de-rosa" quem olha a realidade com um otimismo ingênuo e exagerado. Se algo complica, dizemos que a "coisa está preta". Mas quando está tudo bem, aí fica "tudo azul". Confira abaixo outras expressões "coloridas" empregadas no nosso idioma.

BRANCO

Se você autorizar alguém a fazer tudo o que for necessário, está dando "carta branca" para esta pessoa. As "armas brancas" são as facas, espadas e lâminas. "Bandeira branca" significa uma trégua. A "magia branca" só admite fazer o bem. Na "greve branca", os empregados se declaram em greve, mas continuam trabalhando. "Versos brancos" são os que não têm rima.

VERDE

Chamamos de "fruta verde" aquela que não está madura, mesmo que sua cor verdadeira seja outra. Tremer "como vara verde" é estar muito nervoso, ter medo. Quem recebe "sinal verde" tem autorização para prosseguir. As "verdinhas" são as notas de dólares, que têm a mesma cor em todos os valores.

AMARELO

A "imprensa amarela", também chamada de imprensa marrom, é aquela que explora o sensacionalismo. Um sorriso forçado é o famoso "sorriso amarelo". Dizemos também que "amarelar" é se acovardar em alguma situação.

AZUL

Dizemos que alguém tem "sangue azul" quando pertence à nobreza. Receber o "bilhete azul" é ser demitido. Quando tudo corre bem, está "tudo azul".

NEGRO

Talvez seja a cor que possui mais expressões. Se você está em uma "lista negra", seu nome está vetado para algum propósito. A "magia negra" é aquela que procura prejudicar alguém. A "ovelha negra" é aquela pessoa que destoa do grupo por seu comportamento reprovável. O "câmbio negro" é uma posição cambial não reconhecida pelo Banco Central, sendo atribuído a ele a conotação de "mercado negro". O "ouro negro" é o petróleo. O "humor negro" é um subgênero do humor que utiliza situações mórbidas.

VERMELHO

Dizemos que "estar no vermelho" é ter saldo devedor. Estender o "tapete vermelho" para alguém é recebê-lo com todas as honras. Marte é o "planeta vermelho". Levar o "cartão vermelho" é ser expulso, mandado embora.

ROXO

Dizemos que "roxo de raiva" é estar muito nervoso, com os nervos à flor da pele. Aquele que é "roxo por dinheiro" é cobiçoso. Andar "roxo por alguém ou alguma coisa" é desejar ansiosamente alguém ou algo.

Voltar para Curiosidades

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato de Usuário | Anuncie | Fale conosco
Copyright © 2007-2017 Só Português. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.