As letras K, W e Y são vogais ou consoantes?
Sabemos que as letras que formam o alfabeto da língua portuguesa podem ser classificadas em vogais e consoantes.
As vogais são produzidas quando o ar passa livremente pelas cordas vocais, fazendo-as vibrar. As consoantes são produzidas quando há impedimentos à passagem do ar.
Assim, por muito tempo, as letras A, E, I, O e U foram consideradas as cinco vogais da língua portuguesa. Porém, após o acordo ortográfico, quando foram adicionadas as letras K, W e Y ao nosso alfabeto, os linguistas passaram a questionar se essas novas letras deveriam ser classificadas como vogais ou consoantes.
Então, chegaram à conclusão de que a classificação dessas letras como vogal, semivogal ou consoante estaria condicionada à análise dos fonemas que representam, conforme explicado a seguir.
A letra K é sempre consoante
Perceba que a letra K corresponde ao mesmo som do C (como em "casa", "corda" e "curto") ou QU (como em "ketchup"). Logo, ela integra o grupo das consoantes.
A letra W depende da pronúncia
Dependendo da forma como é pronunciada na palavra, a letra W pode ser uma vogal ou uma consoante.
Pode corresponder ao som de U, como em Willian, Wilson e show, sendo considerada uma vogal. Ou pode corresponder ao som de V, como em Wagner e Walter, sendo considerada uma consoante.
Y é vogal, com raras exceções
A letra Y, correspondendo ao som de I, integrará o grupo das vogais.
Em uma análise mais detalhada, sua classificação dependerá da forma como ela aparece na sílaba:
- vogal: quando for a base da sílaba, como em chantilly.
- semivogal: quando estiver apoiada em uma vogal, como em motoboy.
- ditongo oral decrescente, como em byte, onde é pronunciada como AI.
Com raras exceções, a letra Y, além de representar o fonema I, pode representar o grafema J. Por exemplo, em nomes estrangeiros, quando vier seguida de A, como no nome indígena Yaci (Iaci, Jaci).
Portanto, acima de tudo, as letras são o som que representam. Devemos fazer antes a sua análise fonética ao invés de apenas classificá-las como vogais, semivogais ou consoantes.
Outras dúvidas
"Mal-educado", "mal educado", "mau-educado" ou "mau educado"?