"Fruta" ou "fruto"?
Ambas as palavras existem, mas possuem significados diferentes. Fruta é um termo popular, usado para identificar frutos que normalmente possuem sabor adocicado e são comestíveis. Como exemplo de frutas, podemos citar: abacaxi, ameixa, amora, banana, goiaba, melancia e laranja.
Fruto é um termo botânico, que consiste no ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, que tem como função proteger as sementes e auxiliar na dispersão delas.
É importante observar que nem toda fruta é um fruto. Ou seja, apesar de se originarem da flor, nem todas as frutas se desenvolvem a partir do ovário, visto que podem vir de outras partes da flor (neste caso, são chamadas de pseudofrutos, como é o caso do morango, por exemplo).
O contrário também é verdadeiro, ou seja, nem todo fruto é uma fruta. É o que ocorre com o tomate, que se desenvolve a partir do ovário da flor, sendo portanto um fruto verdadeiro. Por não ser adocicado, não costuma ser popularmente chamado de fruta, assim como a berinjela, o pepino, o pimentão e a abobrinha, que são todos frutos.
A palavra fruto se origina de fructus, significando "direito de receber e guardar como propriedade os frutos produzidos por alguma coisa, gozo desses frutos, proveito, colheita".