Símbolo do litro minúsculo (l) ou maiúsculo (L)?
Se uma garrafa de refrigerante tem dois litros, é correto escrever no rótulo "2l" ou "2L"? Observe que a primeira opção pode parecer um pouco ambígua, visto que o "l" (L minúsculo) tem grande semelhança com o algarismo "1" ou até com a letra "I" (i maiúscula).
Ou seja, ao usarmos determinadas fontes de caracteres, isso pode deixar a leitura bastante confusa. Afinal , a indicação "2l" significa dois litros ou representa o número vinte e um?
Por esta razão, excepcionalmente para o litro, é admitido o símbolo alternativo "L". Temos então a facultatividade de usar "l" ou "L". Lembramos ainda que, em frases de textos correntes, devemos acrescentar um espaço entre o número e a unidade de medida. Exemplos:
- Aquela vaca produz 7 L de leite por dia.
- Meu irmão toma apenas 1,5 L de água por dia.
- Este aparelho purifica até 2,5 L de água em apenas 1 minuto.
E no caso dos múltiplos e submúltiplos do litro?
A possibilidade de usar "l" ou "L" tem como objetivo a eliminação de ambiguidades. Note que isso só ocorre quando à esquerda do "l" existir um algarismo. Se antes deste símbolo houver uma letra, não há ambiguidade.
É o que acontece quando escrevemos os símbolos dos múltiplos e submúltiplos do litro, como 10 ml (dez mililitros), 15 kl (quinze quilolitros) ou 20 µl (vinte microlitros). Por exemplo, se você observar uma lata de refrigerante, é bem provável que a unidade esteja escrita em letras minúsculas: 350 ml.
No entanto, por questões de bom senso, não é errado escrever mL, kL ou µL, por exemplo. Principalmente quando as duas situações aparecerem no mesmo contexto, é comum optar só por um dos símbolos, sendo que apenas o "L" não causa ambiguidade. Exemplo:
- Comprei duas garrafas de água, uma de 1,5 L e a outra de 500 mL.