"Norte-americano" tem hífen? É o mesmo que "americano"?
O termo norte-americano faz referência a quem nasce nos Estados Unidos da América. É sinônimo de americano ou estadunidense.
Devemos empregar o hífen no substantivo composto norte-americano, pois neste caso as palavras "norte" e "americano" perdem sua significação individual para construir uma unidade semântica, um conceito único. Além disso, a palavra norte sempre pede hífen na formação de adjetivos pátrios. Exemplos:
- O clube anunciou a contratação do atacante norte-americano Mark Johnson.
- A moeda norte-americana teve um aumento de 2,5% nesta semana.
- Um jornal norte-americano informou que o candidato pode desistir da corrida presidencial.
- O varejo brasileiro está mais otimista que o norte-americano.
O plural de norte-americano é norte-americanos. Exemplo:
- O feriado de 4 de julho é uma das datas mais importantes para os cidadãos norte-americanos.
A polêmica entre os termos "americano" e "norte-americano"
Algumas pessoas criticam a utilização frequente do substantivo "norte-americano" para designar aquilo que sempre foi simplesmente "americano". Outras já questionam o uso do termo "americano", alegando que, se existe um continente chamado "América", como "americano" pode identificar apenas um país?
O conhecido Dicionário Houaiss coloca os termos "americano" e "norte-americano" como equivalentes. Já a Fundação Alexandre de Gusmão, ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, considera que:
- "americano" é o gentílico de "América" ou "Américas"
- "norte-americano" é o gentílico de "América do Norte"
- "estadunidense" é o gentílico de "Estados Unidos"
Mas admite que, quando o contexto não permite interpretações dúbias, podem-se usar as formas "americano" ou "norte-americano" para fazer referência aos Estados Unidos da América.
Vale lembrar ainda que o termo "Estados Unidos" diz respeito ao tipo de organização de um país, assim como o Brasil se chamou "Estados Unidos do Brasil" na época da Proclamação da República. Logo, o nome do país é o que vem depois. Por isso, muitos usam a palavra América como referência aos Estados Unidos da América.
No Brasil, o nome "América" é pouco utilizado para se referir aos Estados Unidos, embora o gentílico "americano" seja o mais utilizado no país.
Outras dúvidas
"Extrajudicial" ou "extra-judicial"?
"Contracapa" ou "contra-capa"?