Dia do Revisor de Textos
Você já ouviu falar no revisor de textos? Embora não seja uma profissão muito conhecida pelo público em geral, trata-se daquele que se ocupa em garantir a clareza e a correção gramatical de um texto, tornando-o agradável e esclarecedor ao leitor.
O dia 28 de março é dedicado ao revisor, profissional que lê textos à procura de possíveis deslizes do autor, atuando como fiscal da língua. É ele que atenta à ortografia, à sintaxe, à pontuação e à coerência, apontando o que deve ser ajustado aos padrões gramaticais. Um dos pioneiros na profissão de revisor foi o escritor brasileiro Machado de Assis.
Muitas pessoas associam a imagem do revisor de textos a trabalhos acadêmicos e a livros, apenas. Na verdade, a atividade está ligada à produção e veiculação de todo e qualquer tipo de documento: informativos impressos, bulas ou manuais têm a mesma importância que textos jornalísticos, teses, dissertações e monografias no trabalho do revisor profissional.
Atualmente, apesar de existirem excelentes ferramentas virtuais – os famosos corretores ortográficos – por melhores que sejam, jamais substituirão o revisor, que não se limita a fazer meras correções gramaticais. Ele vai além: verifica a coerência discursiva, intervém e interage com o objetivo de aperfeiçoar os textos – tarefas que dificilmente um software poderá realizar.