Como ensinar português para estrangeiros
A aprendizagem de um idioma diferente é sempre um desafio enriquecedor, sendo que se trata de um processo contínuo que implica horas de estudo e dedicação para a obtenção de resultados satisfatórios.
Por se tratar de uma língua clássica, o português é um idioma cujo domínio é um fator de diferenciação, uma vez que possui uma enorme riqueza lexical e é uma língua que ganha importância em escala global nos dias de hoje.
1) Para ensinar a língua portuguesa a cidadãos estrangeiros, procure compreender as suas expectativas para o processo de aprendizagem, uma vez que a adaptação dos conteúdos irá variar entre o desejo de um indivíduo em dominar conversações básicas de uso cotidiano ou alguém que pretende obter fluência para utilização em ambiente de negócios. Estruture o conhecimento que irá transmitir de forma temática e, sobretudo, em virtude dos objetivos dos seus educandos.
2) Embora as novas modalidades de ensino enfatizem o uso das novas tecnologias de informação, o ensino presencial e a construção de uma verdadeira relação aluno-professor são de suma importância no processo de aprendizagem. Invista na ministração de aulas físicas e mostre-se disponível para o esclarecimento de dúvidas e para a oferta de sugestões que julgue pertinentes para a aprendizagem da língua portuguesa.
Use as ferramentas e recursos proporcionados pela tecnologia contemporânea como forma de complementaridade aos métodos 'tradicionais' de ensino de idiomas para estrangeiros.
3) Conceba um programa de módulos de desenvolvimento gradual da expressão escrita, na criação de exercícios gramaticais e em métodos de exploração e captação de vocabulário. Incentive as apresentações como forma de estimular a exposição oral e escolha temas da atualidade, que normalmente conferem maior abertura para a participação coletiva.
4) Promova o contato com a cultura portuguesa através de atividades dinâmicas – uma mostra gastronômica, exercícios de audição com recurso a música nacional, visualização de filmes ou promoção de trabalhos de pesquisa sobre hábitos, eventos, personalidades e costumes que caracterizam a identidade lusitana.
5) Incentive a curiosidade pelas obras e autores de referência da cultura portuguesa: Luís de Camões, Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, José Saramago (...), são inúmeras as figuras da literatura clássica e contemporânea que valem a pena conhecer. Aposte na produção de atividades que visem a leitura e discussão de várias obras, fundamentando a importância destes e de outros autores para o desenvolvimento sócio-cultural da literatura lusitana e internacional.
6) E porque cada indivíduo possui características particulares, seja paciente e concentre-se no potencial de cada aluno, incentivando-os a tirar o máximo de partido das suas capacidades.
Fonte: assimsefaz.com.br