Glossário Básico de Português
Metáfora: figura de linguagem na qual emprega-se um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. Exemplo: Meu pai tem uma vontade de ferro (designando vontade forte, como o ferro).
Modificadores: adjetivos.
Neologismo: palavra ou expressão nova, inventada.
NGB: abreviatura de Nomenclatura Gramatical Brasileira; conjunto de normas que unificam a terminologia utilizada no ensino do Português no Brasil.
Norma Culta: é a modalidade da língua ensinada nas escolas; a língua de prestígio, também chamada língua padrão ou língua culta.
Oração Principal: oração à qual se subordina uma outra.
Ortoépia: ocupa-se da pronúncia correta das palavras. Exemplo: advogado / adevogado.
Palavras-curinga: são palavras que podem assumir diversos significados. Exemplo: Fiz uma coisa.
Paradigma (verbal): modelo, esquema seguido pelos verbos.
Parônimos: palavras que possuem sons parecidos. Exemplo: emigrar / imigrar.
Particípio: forma que expressa ideia de conclusão do processo verbal. Exemplos: A mesa está posta. / Os prazos foram cumpridos. É considerada forma nominal porque "participa" da natureza do nome, no caso, do adjetivo, mas também da significação do verbo.
Prefixo: afixo que se antepõe ao radical para formar nova palavra. Exemplo: subdesenvolvido.
Preposição: conectivo que subordina uma palavra à outra. Exemplo: torta de morango.
Prosódia: parte da Fonética que estuda a pronúncia das palavras e das frases. No português, ocupa-se da intensidade (acento tônico) e da entoação.
Redundância: repetição da informação já emitida, desenvolvimento de uma ideia citada, sem aclarar ou aprofundar sua compreensão.