Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Singapura" ou "Cingapura"?

Antes de entrar em vigor o Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009, ambas as grafias eram aceitas. Depois deste Acordo (que passou a ser obrigatório no Brasil desde 1º de janeiro de 2016), apenas a grafia Singapura, com S, passou a ser aceita, pondo fim a uma dúvida comum entre os brasileiros. Exemplos:

- O governo da Singapura anunciou novidades para os turistas.

- Singapura é um país localizado no continente asiático.

- O piloto da Ferrari espera uma corrida difícil no GP de Singapura.

- Singapura oferece atrações históricas e modernas.

Antigamente, apenas no Brasil se escrevia Cingapura com C. Ou seja, antes da unificação, palavra Cingapura era utilizada no português brasileiro e a palavra Singapura era utilizada no português europeu e em outros países de língua portuguesa.

Muitos estudiosos foram contra a mudança, por ser um nome próprio com tradição histórica. Porém, atualmente, a única forma aceita é Singapura, o que é destacado inclusive no próprio site da Embaixada da República de Singapura em Brasília.

Outras dúvidas

"Pretencioso" ou "Pretensioso"?

"Matemática" ou "matemática"? Maiúscula ou minúscula?

"Pós-datado" ou "pós datado"?

"Pós-moderno" ou "pós moderno"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Singapura" ou "Cingapura"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 28/04/2024 às 18:02. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=396

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.