Revisão de Textos (continuação)
A revisão textual costuma levar em conta os seguintes aspectos.
1- Estética
A estética está relacionada à aparência do texto. Os aspectos gráficos são importantes, pois proporcionam legibilidade aos textos. Veja a seguir os cuidados a serem tomados com textos manuscritos e impressos.
Texto Manuscrito
No ambiente escolar ou mesmo acadêmico, a forma mais usual de produzir um texto é escrevendo-o à mão. Para que o texto seja bem entendido pelos leitores, o autor deve tomar cuidado com:
a) Letra
Para ser eficiente na comunicação, a letra deve ser sempre legível, e não necessariamente "bonita". Caracterizam a letra ilegível:
Desenho - A maneira como se escrevem as letras faz parte de uma convenção social que deve ser respeitada. Argumentos do tipo: "Eu escrevo meu M assim", "Esse é o meu jeito de escrever o T", etc, são inaceitáveis. Existe um formato básico que admite pequenas variações individuais, as quais não podem fugir do padrão.
Espaçamento - Espaços muito grandes ou muito pequenos entre as letras de uma palavra podem torná-la ilegível.
Tamanho - A dificuldade de leitura de um texto manuscrito decorre muitas vezes do tamanho desproporcional das letras: ou se escrevem muito grandes, ou tão pequenas que não se consegue ler.
b) Indicação de parágrafo
Para indicar o começo do parágrafo, faz-se um ligeiro afastamento da margem esquerda. Nesse aspecto, os textos costumam apresentar dois tipos de problema: ausência do afastamento na primeira linha do parágrafo ou falta de uniformidade na indicação do início do parágrafo.
c) Margens
Procure manter um pequeno espaço à direita e à esquerda do papel, faça margens regulares e separe corretamente as sílabas.
d) Rasuras
A apresentação é o seu cartão de visitas. Um texto rabiscado pode causar no leitor uma impressão negativa. Para que o texto termine limpo e sem rasuras, é importante fazer todas as alterações que você julgar necessárias no rascunho.
Texto Impresso
Ao utilizar um processador de textos, num computador, você terá à disposição uma série de recursos gráficos. Assim, você poderá escolher a letra de acordo com a família ou estilo, o tipo e o tamanho.
a) Família ou Estilo
De acordo com o objetivo e o gênero do texto, escolhe-se a letra mais adequada. Normalmente, utiliza-se Times (Times New Roman).
b) Tipo
Em cada família, encontram-se variações de tipo. Existem três tipos básicos. São eles:
Redondo: tipo de letra normal, encontrado em vários estilos. Ex.: casa
Itálico: letra inclinada (geralmente para a direita). Costuma ser empregada para dar ênfase a determinadas palavras ou expressões, para distinguir palavras estrangeiras, títulos de obras, etc. É conhecida também como grifo. Ex.: casa
Negrito: letra mais grossa que o normal. É empregada para realçar alguma palavra ou parte de um texto. Conhecida também como bold, é usada sobretudo em títulos e subtítulos. Ex.: casa
c) Tamanho
De acordo com o gênero, o portador de texto (jornal, revista, livro) e o realce que se pretende dar ao texto (ou parte dele) podem ser usadas letras em tamanhos diferentes. Em linguagem tipográfica, o tamanho de uma letra é chamado de corpo.