Revisão de Textos (continuação)
2 - Adequação à Norma Culta
As pessoas não falam nem escrevem sempre do mesmo jeito. A comunicação é determinada por uma série de fatores. De acordo com quem você conversa (interlocutor) ou para quem você escreve (leitor), de acordo com o contexto (lugar) em que ocorre a comunicação, de acordo com o tipo de texto, muda-se a maneira de falar e de escrever.
Há situações em que você se comunica com mais informalidade (ao fazer anotações, ao conversar na Internet, etc). Nesses casos, não existe uma preocupação maior com a correção gramatical, pois se trata de uma escrita mais espontânea.
Há outras situações em que a comunicação escrita se realiza com mais formalidade (ao escrever um requerimento, um anúncio, uma poesia, etc.). Nesses casos, você deve se preocupar com a organização do texto e com a correção quanto à grafia, acentuação, pontuação e concordância. Assim, o texto deve atender às convenções e às regras da norma culta da língua escrita.
3 - Concisão
Um dos problemas que normalmente comprometem o desempenho de um texto escrito é a presença desnecessária de palavras, expressões ou formas de comunicação próprias da língua falada. A concisão ocorre quando utilizamos o mínimo de palavras para transmitir determinada informação.
4 - Coesão
A coesão é a organização interna de um texto, a qual nos permite entendê-lo sem perder a noção de conjunto. Os vários segmentos do texto devem estar relacionados entre si, de forma que propiciem ao leitor a plena compreensão do conteúdo abordado. Para que a coesão ocorra, cada frase deve manter um vínculo com a anterior, com ela formando sequência, para conservar o fio do pensamento. Além da preocupação com o que foi dito anteriormente, é preciso também olhar para diante, para a próxima frase, pois ela pode conter um esclarecimento sobre a anterior.