Onde a coruja dorme
A expressão "onde a coruja dorme" é bastante conhecida no meio do futebol. É usada para indicar quando a bola chutada entra em um dos ângulos retos superiores da trave do gol. Por exemplo:
Que golaço do Neymar! Ele colocou a bola onde a coruja dorme!
Ou seja, é um dos lugares mais difíceis para um goleiro defender uma bola. Este tipo de chute também é conhecido como "chute na gaveta" ou "chute no ângulo". Antigamente, alguns narradores também falavam "onde a coruja faz o ninho".
Coruja costuma ficar na divisa da trave com o travessão
Mas afinal, qual é a origem desta expressão? A história que circula entre os entusiastas de futebol é que, nos anos 70, em uma fria noite de garoa, o Palmeiras enfrentava um time de menor expressão. Como o time do Palmeiras era muito superior, os fotógrafos se posicionaram atrás do gol do adversário, esperando que o Palmeiras fizesse o gol.
Enquanto isso, o goleiro do Palmeiras, com pouco trabalho a fazer, se encostou em uma das traves e cruzou os braços para se proteger do frio. No canto superior oposto, pousou uma coruja. O conhecido fotógrafo Domício Pinheiro percebeu a coruja e foi até o outro lado do campo. Captou então, por trás do gol, a coruja no canto esquerdo do goleiro, lá em cima, no ângulo, encolhida pela chuva fina e fria, como se estivesse sintonizada com a monotonia que o goleiro enfrentava. Em seguida, espantou a coruja para que nenhum outro fotógrafo fizesse essa mesma foto, que posteriormente foi publicada e ilustrava bem o que foi o jogo.
A partir daí, quando um jogador acertava o ângulo, alguns locutores diziam "onde a coruja dorme". Afinal, os locutores de futebol também são artistas, parte do espetáculo e verdadeiros "jogadores de palavras", então acabaram adotando a expressão.
Fotos de corujas na baliza, tiradas por diversos fotógrafos
Mas, será que a coruja dorme lá mesmo?
Na realidade, o local "onde a coruja dorme" não é exatamente no ângulo onde a bola é chutada, até porque as corujas não dormem de cabeça para baixo. Para dizermos com exatidão, poderia ser "onde o morcego dorme", já que o morcego é quem costuma ficar de cabeça para baixo! Porém, nunca ninguém viu um morcego dormindo naquele local.
Agora, se estivéssemos falando do gol do futebol americano (os postes onde ocorre o field goal), aí a bola poderia entrar com exatidão no local onde a coruja dorme, visto que esses postes são virados para cima.
Coruja em um gol de futebol americano
De qualquer forma, mesmo que exista essa imprecisão, ela é mínima. Afinal, no futebol, a bola entra logo abaixo de onde a coruja dorme ou faz seu ninho.
Outras expressões
Banho-maria
Bater pernas
Casa da mãe Joana
Chato de galochas
Chegar de mãos abanando
Corredor Polonês
Dor de cotovelo
Farinha do mesmo saco
Guardar a sete chaves
Lua de mel
Mão de vaca
Motorista barbeiro
Névoa baixa, sol que racha
Novo em folha
Olha o passarinho!
Onde a coruja dorme
Ovelha negra
Pão-duro
Pé-rapado
Pensando com meus botões
Pensando na morte da bezerra
Por que cargas d'água
Sangue de barata
Sangue doce
Santinha do pau oco
Sem eira nem beira
Voto de Minerva
Tintim por tintim